Rio Paranaiba
O rio Paranaíba é um rio brasileiro que nasce no estado de Minas Gerais. Um dos formadores do rio Paraná.
Nasce no município de Rio Paranaíba e, após percorrer 1.170 km, junta-se com o Rio Grande, formando então o majestoso rio Paraná. Entretanto, das nascentes formadoras do rio Paranaíba, a mais distante é a do seu afluente Rio São Bartolomeu, cujo curso se inicia nas proximidades de Brasília, a partir da junção dos rios Pipiripau e Mestre d'Armas.
A partir dos municípios de Coromandel e Guarda-Mor, o rio Paranaíba forma a divisa natural de Minas Gerais com Goiás e, já próximo de sua foz, de Minas Gerais com Mato Grosso do Sul.
Seus principais afluentes são: Margem direita (GO): rio São Marcos (MG-GO), rio Corumbá, rio Meia Ponte, rio dos Bois, rio Claro, rio verde, rio Corrente e rio Aporé (GO-MS). Margem esquerda (MG): Bagagem, Dourados, Araguari e Tejuco.
Alto Paranaíba
Das nascentes ao km 700, com 370Km de extensão. Percorre, majoritariamente em direção norte, uma extensa região de Minas Gerais, com altitude média de 760 m, e declividade de 25 cm/km. Cruza o município de Patos de Minas numa altitude de 770m, recebendo pequenos afluentes que descem do espigão do Magalhães e da serra do Barbaça, contrafortes da serra da Mata da Corda.
Na altura do km 729 recebe o pequeno afluente rio Verde, perto da localidade de Contendas (GO) e inflete neste ponto, quase em ângulo reto, em direção Sudoeste, tornando-se a divisa entre Minas e Goiás. Entre os km 700 e 800 apresenta declividade de 50 cm/km, correndo em vale de largura média, com estreitamentos acentuados entre os km 730-732 e 783-790. Os terrenos marginais são suavemente ondulados e pouco cultivados.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Parana%C3%ADba
PREOCUPAÇÕES
O Rio paranaiba que se destaca em nossa região pelo seu tamanho, volume de água e abundancia de várias éspecies de peixes principalmente peixes de couro como: Jaú e Pintado, vem passando por um drama esse vem sofrendo com impáctos hambientais.
O site atlas Digital das águas de Minas Gerais mostra uma matéria bem completa e detalhado sobre os principais problemas encontrados pelo mesmo.
Quem quiser dar uma conferia vale a pena uma matéria muito bem elaborada ilustrada.
Disponviel em: https://www.atlasdasaguas.ufv.br/paranaiba/impacto_ambiental_relevante_na_bacia_do_rio_paranaiba_em_minas_gerais.html
Estarei usando algumas fotos do site acima para que vocês tenham uma noção do descaso que esse maravilhoso rio vem sofrendo
Figura 1
nessa foto mostra um bovino morto que é jogado as margens do rio
Figura 2
A proxima foto abaixo mostra a contaminação das águas do rio Paranaíba pelos resíduos do matadouro municipal.
Figuras 3 e 4 - Fotos dos peixes das espécies surubim e jaú encontrados mortos durante a 2ª expedição técnico-científica realizada no rio Paranaíba no ano de 2000.
Fonte: Wilson José da Silva (membro fundador da Fundação SOS Paranaíba e consultor ambiental da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba - AMAPAR).(https://www.atlasdasaguas.ufv.br/paranaiba/impacto_ambiental_relevante_na_bacia_do_rio_paranaiba_em_minas_gerais.html)
Figura 3
Surubim de 1,74m e 84kg
Figura 4
Jaú de 92kg
Reportagem sobre o rio